segunda-feira, 4 de julho de 2011

Um artefato chamado comunicação empresarial


Até a comunicação empresarial alcançar destaque na década de 80, muita coisa aconteceu. Ela veio para o país, através das grandes indústrias que estavam sendo inseridas em território brasileiro, atraídas pelas vantagens que o governo de Juscelino Kubitschek oferecia para a classe empreendedora.

Entre as décadas de 60 e 70, a comunicação empresarial se expandiu também para empresas nacionais. Porém, após o fim da ditadura militar, juntamente com o processo de redemocratização do Brasil, várias empresas passaram a aderir estratégias de comunicação e contratar profissionais da área.

A comunicação empresarial sofre mudanças constantes. Com a alta rotatividade das novas tecnologias, os gestores de comunicação deste novo milênio, precisam estar atentos a toda e qualquer novidade, tornando-a mais atrativa e dinâmica.

A presença das organizações no universo das redes sociais também é fator positivo, podendo interagir e solucionar dúvidas em poucos minutos. Porém, a empresa precisa ter uma estratégia comunicacional bem definida para não lançar "qualquer coisa" na web, podendo prejudicar a imagem corporativa.

Portanto, o papel da comunicação empresarial toma novas dimensões, mas os profissionais da área devem manter as técnicas já utilizadas e inserir gradativamente os novos meios de comunicação. A base é o planejamento estratégico. A organização que não trabalha com metas e objetivos definidos, não chega a lugar algum.

Dessa forma, as empresas que reconhecem o quão é importante a comunicação empresarial para o seu sucesso, terá vida longa neste mercado competitivo.

Crédito de imagem: DigitalArt

Nenhum comentário:

Postar um comentário