Estamos na Era da Informação, mas caminhamos a passos largos para a Era do Consumismo. O impulso pelo comprar deixam muitos brasileiros no "vermelho", totalmente escravos do cartão de crédito.
O marketing aparece nesse cenário como força maior, fazendo com que o consumidor adquira produtos e serviços, não pela necessidade e sim pela vaidade. Com isso os departamentos de marketing das grandes empresas, ganharam um grande impulso nos últimos anos.
Organizações buscam desesperadamente esses consultores, para transformarem necessidade em exultação.
E por que não Relações Públicas trabalhar com marketing? É sim um nicho de mercado nesta nova sociedade que está nascendo. O profissional de RP tem sim, competência para gerenciar a área de marketing de qualquer organização. Ter persuasão e estratégia são duas vertentes obrigatórias para aplicar tanto em marketing quanto em Relações Públicas.
As três fases para o consumidor chegar até o produto são:
1º Encantamento: Surge na maioria das vezes pela propaganda, independente da mídia ao qual é veiculada;
2º Persuasão: Momento de negociação, onde a empresa precisa convencer o consumidor da qualidade do seu produto, apresentando seu custo/ benefício;
3º Decisão de compra: Fase da resposta final. Se a compra foi efetuada, satisfação para ambas as partes. Se não foi, o departamento de marketing precisa trabalhar suas estratégias para não perder o próximo cliente.
Enfim, o consumidor necessita ter o controle para não se ver dependente neste ambiente de gastos.
Crédito de imagem: Jscreationzs
Nenhum comentário:
Postar um comentário