Quando bem vista é sinônimo de sucesso. Vive em destaque no meio corporativo. Porém precisa ser positivamente constante, pois o nosso ditado popular condena "A primeira imagem é a que fica".
A empresa que não presa por sua imagem, caminha lentamente para o fracasso. Mas o que as organizações devem fazer para conquistar uma imagem consolidada?
Investir em comunicação. Este é o segredo!
Os departamentos de comunicação das médias e grandes empresas são os guardiões para que este "detalhe" tão decisivo esteja sempre em boa forma.
Não tive dúvidas em abordar sobre o tema quando apresentei meu trabalho de conclusão de curso. Foquei sobre a importância do departamento de comunicação para o fortalecimento da imagem empresarial.
As organizações também devem focar neste assunto que é gancho para várias indagações. Mais que um trabalho diário, a imagem empresarial requer planejamento a curto, médio e longo prazo. Os resultados serão percepidos ao longo do tempo, com o fortalecimento ou não da imagem organizacional.
E quais seriam os requisitos necessários para favorecer a tão mencionada imagem? O primeiro de todos é um jargão básico usado desde a criação do Código de Defesa do Consumidor: O cliente sempre tem razão. A empresa que não oferecer a devida importância para seu público externo, está remando contra a maré. O bom atendimento, resultando na satisfação do consumidor, ocupam um largo espaço quando o assunto é credibilidade.
Outro fator decisivo é a legião da boa vontade, ou seja, os colaboradores da instituição. Estes são os clientes internos. Eles vão optar em vestir ou não a camisa da empresa. Isso vai depender do trabalho realizado pelas equipes de Comunicação e Recursos Humanos, através de uma comunicação interna eficaz e a existência de um plano de carreira, disponibilizando para esse funcionário uma qualidade de vida no trabalho.
Fator mais que discutido na década de 90, e reforçado no século XXI, a Responsabilidade Social, quando aplicada corretamente pelas organizações, conta como uma grande aliada na formação da imagem. O consumidor vê com bons olhos empresas que de certa forma contribuem para a sociedade.
Opinião pública. Ela é o avaliador constante para que a organização possa saber se está realmente fazendo a coisa certa. Como ela é conhecida como sinônimo da controvérsia, cabe à empresa criar meios de propagar sua imagem de forma clara e objetiva, através dos meios de comunicação e, principalmente por meio de seus clientes. Eles vão contribuir para moldar a imagem da organização.
Portanto a imagem empresarial é construída diariamente, subindo degrau por degrau, tranformando a empresa, um modelo dentro do mercado que atua.
Crédito de imagem: Danilo Rizzuti
Nenhum comentário:
Postar um comentário