"As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Esta frase do nosso incomparável poeta Vinícius de Moraes, poderia também ser interpretada assim: Os leigos que me perdoem, mas leitura é fundamental.
Levando para o mundo da comunicação, a falta de leitura e o profissional da área, devem caminhar em sentidos opostos.
Aquele que não lê, não é instruído de coisa alguma. Lembro-me bem do primeiro livro que li. Estava na primeira série. "Geloso, o Gelinho", de Izomar Camargo. Recordo que tinha uma certa resistência no gosto pela leitura, mas aquela história atiçou minha curiosidade pelo seu final, e com isso li repetidas vezes.
Não podemos encarar a leitura como um ato maçante e cansativo, e sim como uma forma gloriosa de adquirir informação e conhecimento.
Não só de livros de comunicação se faz um profissional. Este, deve estar antenado a todos os tipos de leitura, de bíblias a blogs!
Devemos buscar saber, e principalmente entender o que está acontecendo ao nosso meio. Essa informação é adquirida diariamente nos noticiários da TV, porém não fique preso a eles! Leia revistas, jornais impressos...
Precisamos rever os conceitos. Atualmente pagamos valores altos por uma roupa ou por um evento. Porém quando o assunto é investir em livros, achamos o valor exorbitante. Infelizmente o hábito de ler do brasileiro está longe de se comparar a países desenvolvidos. Portanto, nós, comunicadores, temos a obrigação de sermos leitores assíduos, contribuindo assim, para o crescimento e a disseminação de nossa profissão.
Crédito de imagem: Graur Codrin
Nenhum comentário:
Postar um comentário